A Nasa anunciou na tarde desta quinta-feira (17), uma descoberta histórica: pela primeira vez, astrônomos encontraram um planeta semelhante à Terra, com o mesmo tamanho em zona habitável, e que pode ter água em estado líquido em sua superfície. A informação está publicada em um artigo no periódico científico “Science”: encontramos um planeta praticamente idêntico à Terra orbitando outra estrela numa região que o torna capaz de abrigar água líquida — e vida — em sua superfície, diz o documento.
O planeta orbita a estrela chamada Kepler-186F e tem praticamente o mesmo diâmetro da Terra. As primeiras informações dão conta de que ele é o quinto a partir de seu sol e gasta 129,9 dias terrestres para completar uma volta em torno da estrela-mãe, uma “anã vermelha” que tem a metade do diâmetro do nosso Sol, localizada a cerca de 490 anos-luz da Terra.
Além de estar na região do sistema em que o planeta recebe a quantidade certa de radiação de sua estrela para manter uma temperatura adequada à existência de água líquida na superfície, o planeta está longe o bastante dela para não sofrer a chamada “trava gravitacional”.
A partir destas primeiras descobertas, os astrônomos devem se concentrar na busca de outros mundos similares à Terra e ao planeta Kepler-186f, à procura de possíveis evidências da existência de uma outra biosfera.