O executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, selecionou Samsung, Qualcomm e quatro outras empresas para um projeto que tem como objetivo levar a internet a pessoas no mundo que não podem pagar por ela, refletindo esforços promovidos pelo Google e outros grupos.
O projeto é chamado internet.org e será lançado nesta quarta-feira (21). Ele tem como objetivo permitir que mais 5 bilhões de pessoas sem acesso atualmente à rede mundial de computadores fiquem on-line, disse Zuckerberg.
''Há nove anos, nós estivemos em uma missão de conectar o mundo. Temos agora conectar mais de 1 bilhão de pessoas, mas para conectar o próximo 5 bilhões devemos resolver um problema muito maior: a grande maioria das pessoas não tem acesso à internet. Estou focado sobre isso porque eu acho que é um dos maiores desafios de nossa geração. Anexei um plano áspero que eu escrevi sobre os trabalhos Facebook está a fazer para resolver isso e como nossa indústria podem trabalhar juntos para conectar os próximos 5 bilhões de pessoas.''
Conectividade é um direito humano?
Por quase dez anos, o Facebook tem sido a missão de tornar o mundo mais aberto e conectado. Hoje nós conectamos mais de 1.150 milhões de pessoas a cada mês, mas como comecei a pensar sobre como conectar o próximo 5 bilhões, percebemos algo importante: a grande maioria das pessoas no mundo não têm acesso à internet.
Hoje, apenas 2,7 bilhão de pessoas estão online - um pouco mais de um terço do mundo. Que está crescendo a menos de 9% ao ano, mas isso é lento, considerando como início estamos no desenvolvimento da internet. Mesmo que as projeções mostram a maioria das pessoas vai ter smartphones na próxima década, a maioria das pessoas ainda não terá acesso aos dados porque o custo de dados continua a ser muito mais caro do que o preço de um smartphone.
Abaixo, eu vou compartilhar uma proposta aproximada de como podemos nos conectar os próximos 5 bilhões de pessoas, e um plano áspero para trabalhar juntos como uma indústria para chegar lá. Vamos discutir como podemos tornar o acesso à internet mais acessível, tornando-a mais eficiente para entregar dados, como podemos usar menos dados, melhorando a eficiência dos aplicativos que construímos e como podemos ajudar as empresas de acesso à internet da unidade, desenvolvendo um novo modelo para que as pessoas online.
Eu chamo isso de um "plano áspero", porque, como muitos projetos de tecnologia a longo prazo, esperamos que os detalhes para evoluir. Pode ser possível para conseguir mais do que nós colocamos aqui, mas também pode ser mais difícil do que prever. O trabalho técnico específico irá evoluir como pessoas contribuem melhores idéias, e congratulamo-nos com todo o feedback sobre como melhorar isso.
Conectando o mundo é um dos maiores desafios de nossa geração. Este é apenas um pequeno passo para alcançar esse objetivo. Estou animado para trabalhar juntos para tornar isso uma realidade.